POAPMC
Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas
//////////////////////////////////////////
“Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor.”
(Madre Teresa de Calcutá)
O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal. Considerando que as principais causas são estruturais, mas agravadas por fatores conjunturais, o Programa foi desenhado (tendo como foco os referidos objetivos) numa lógica de intervenção mediante apoio alimentar e outros bens de consumo básico, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, promovendo assim a sua inclusão.
O Programa visa, com a sua atividade, diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco a integração das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis, reforçando as respostas das políticas públicas existentes.
Esta é uma missão que nos permitirá estar ainda mais próximos das pessoas e contribuir, em complemento ao trabalho já desenvolvido pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), para a sua inclusão e bem-estar.
A CERCIG é a entidade coordenadora do PO APMC nos concelhos da Guarda e Sabugal, onde se dedica à distribuição de ajuda alimentar. Atualmente, apoiamos mais de 622 pessoas, assegurando que as famílias mais vulneráveis tenham acesso a alimentos essenciais, contribuindo para a melhoria das suas condições de vida.
Vídeo em memória do nosso querido e inesquecível amigo e colega Pedro Nascimento
Onde quer que estejas, acreditamos que continuas a velar pelos nossos projetos, que tanto ajudam a comunidade. A tua presença mantém-se viva em tudo o que fazemos, e a tua dedicação continua a inspirar-nos a seguir em frente.